Início arrow Notícias arrow Charqueadas inicia a Jornada Municipal de Alertra Contrra o Mosquito Aedes
21-Nov-2017
 
 
Portal da Transparência
Despesas
Receitas
Diárias
Folha de Pagamento
Contratos
Recursos Humanos
Ouvidoria
Menu Principal
Início
Coordenadorias Municipais
Endereço das Unidades
Horário de Atendimento
Repartições Municipais
Notícias
Autoridades Municipais e Competências
Publicações
Concursos
COMDICA
Decretos
Editais
Leis
Licitações e Contratos
Símbolos e Hinos
Portal da Transparência
Lei Acesso a Informação
Lei nº 12.527/11
Pedido de Informação
Serviços
Formulários
Índice ICMS
Tabela UPR
Tabela ITR - VTN
WebMail
Suporte TI
Auto Atendimento
Certidões
IPTU
ISSQN/Alvará
ISSQN Retido Importação
ISSQN Retido Lançamento
Licenciamento Ambiental
Nota Fiscal Eletrônica
Protocolo
Servidor Municipal
Serviços Online
Telefones Úteis

SAMU  192
Bombeiros  193
Bombeiros Voluntários (51) 9923.6003 / (51) 4063.9894
Corsan  3658-1800 
CEEE  0800-721 2333 
Rodoviária  3658-1419
Hospital Geral   3958-8422 
Conselho Tutelar  3958-8444
Brigada Militar  3658-1794
Prefeitura  3958-8400
Órgão de Trânsito
: 3658-3551

 
Charqueadas inicia a Jornada Municipal de Alertra Contrra o Mosquito Aedes PDF Imprimir E-mail
Escrito por CPD Informática   
20-Oct-2017

A Secretaria Municipal de Saúde através do Serviço de vigilância em Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 16/10/17, a Jornada Anual de alerta contra o Aedes. A Jornada tem como finalidade conscientizar e informar a comunidade como prevenir a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus e bem como organizar a rede de saúde para enfrentamento destas doenças.

Entre as atividades programadas para Jornada estão incluídas: visitas domiciliares; palestras; mobilização da rede escolar com atividades diversificadas; encontro dos profissionais de saúde para discussão e atualização sobre manejo clínico para dengue, zika vírus e febre chikungunya; capacitação dos agentes de vigilância em saúde e agentes comunitários de saúde sobre prevenção ao aedes; formação de agentes locais para prevenção do Aedes em locais públicos; mutirões de limpeza; ações de mobilização com indústrias e comércio local; mobilização da comunidade em dia de finados, entre outros.

Dentro deste período também será realizado o Levantamento de índice rápido (LIRA) para identificar a existência de Aedes aegypti e/ou Ae. albopictus no município e o índice de infestação.

O LIRA será realizado através de visitas domiciliares pelos Agentes de Saúde e de Vigilância em Saúde no período de 16 a 30 de outubro.

Os Agentes de Saúde e de Vigilância em Saúde, que realizarão as visitas domiciliares, deverão se identificar e informar sobre o motivo da visita. Em caso de dúvida, o morador , poderá ligar para o telefone 3958 8469 – Serviço de Vigilância em Saúde, para confirmar a identidade do agente.

A equipe do Serviço de Vigilância em Saúde esclarece que os cuidados com os possíveis focos devem ser contínuos, uma vez que, há presença do vírus e vetor na região metropolitana. Para tanto solicitamos que todos estejam atentos e evitem água parada. O controle da doença depende de ações integradas de Governo e, principalmente, da mobilização da sociedade civil.

Somente com a efetiva participação da população, assumindo a sua parcela de responsabilidade e mudando atitudes e práticas que possibilitam a manutenção de criadouros do mosquito no seu ambiente, evitaremos estas graves doenças em nosso município.

 


 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 
Top!
Top!