Neste mês de maio, as Bibliotecas Municipais de Charqueadas homenageiam a escritora gaúcha Maria Dinorah, nascida em Porto Alegre no dia 13 de maio de 1925. Professora, poetisa e apaixonada pela literatura infantil e juvenil, Maria Dinorah deixou um legado marcante com mais de cem títulos publicados, encantando gerações com sua escrita sensível e educativa.
Seu primeiro livro, Alvorecer, foi publicado em 1944, e desde então, seguiu escrevendo com rigor e método: suas poesias eram organizadas em cadernos numerados e etiquetados, numa produção contínua que atravessou décadas. Mestre em Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendeu em 1978 a dissertação “A literatura infantil de Érico Veríssimo”, orientada pelo professor Guilhermino Cesar.
Mãe de quatro filhos e avó de sete netos, Maria Dinorah espalhou seu perfume literário até 15 de dezembro de 2007. Sua trajetória é celebrada em nossas bibliotecas como parte do projeto Autores Gaúchos, que busca valorizar nomes que ajudaram a formar a identidade cultural do nosso estado e país.
Créditos: Ascom/Prefeitura de Charqueadas
Acesse o sistema Fala.BR para registrar sua manifestação.
Segunda a sexta, 09h às 15h
Avenida Dr. José Athanásio, 460 - Centro
Contato: 51 3958 8426
E-mail: ouvidoria@charqueadas.rs.gov.br