Secretaria Municipal da SaúdeVIII Conferência Municipal de Saúde de Charqueadas

Secretaria Municipal da Saúde - VIII Conferência Municipal de Saúde de Charqueadas

No dia 10 de março de 2023, será realizada a VIII Conferência Municipal de Saúde de Charqueadas no Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Charqueadas.

A cada quatro anos, a comunidade de Charqueadas é convidada a participar de uma Conferência de Saúde, em que as vozes de todos são ouvidas para um diagnóstico sobre a atual situação em nosso município e o que pode ser melhorado na saúde de nossa população.

Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e tem como preceito atender integralmente às necessidades de saúde das pessoas, contando com a participação popular para definir as suas políticas de saúde. A Conferência Municipal de Saúde é a melhor oportunidade para que essas demandas sejam ouvidas e para que seus direitos sejam garantidos.

Com o resultado da Conferência, o município emite um relatório que se transformará no Plano Municipal de Saúde. Este Plano é o compromisso dos gestores (Prefeito e Secretário Municipal de Saúde) com as demandas da comunidade até a próxima conferência, que será em 2027. Além disso, todas as propostas votadas na Conferência Municipal de Saúde são levadas até a Conferência Estadual de Saúde, e conseqüentemente até a Conferência Nacional de Saúde, em que, além das políticas públicas de saúde, o financiamento e a destinação de recursos também são decididos.

Para mais informações entre em contato com o Conselho Municipal de Saúde através do email cms@charqueadas.rs.gov.br ou com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (51) 3958-8479.

Participe!

Créditos: Ascom/Prefeitura Municipal de Charqueadas