Foi oficializada nesta terça-feira (06/05), no Assentamento 30 de Maio, a criação da Associação de Mulheres Artesãs Rurais e Urbanas, agora denominada Associação de Artesãs Mãos Femininas que Tecem. A realização contou com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Unidade de Cooperativismo da Emater Regional de Porto Alegre.
A iniciativa é fruto da trajetória dos grupos informais de artesãs União Feminina (completando 10 anos) e Mãos Que Tecem (completando 9 anos), que decidiram avançar na formalização da organização coletiva. O apoio financeiro de R$ 50 mil recebido em 2024 por meio do Instituto Vakinha, com suporte do Instituto Falas, foi decisivo para esse novo passo.
Com o recurso e a cedência de uma nova sede mais ampla, as artesãs puderam investir em bens, utensílios, matéria-prima e equipamentos, melhorando a produção de suas peças artesanais. A nova logomarca também representa um avanço na apresentação e divulgação dos produtos.
A Secretaria de Agricultura e Economia Solidária reconhece a importância deste momento para o empoderamento feminino, a valorização do trabalho artesanal e o fortalecimento da economia solidária no município.
Créditos: Ascom/Prefeitura de Charqueadas
Acesse o sistema Fala.BR para registrar sua manifestação.
Segunda a sexta, 09h às 15h
Avenida Dr. José Athanásio, 460 - Centro
Contato: 51 3958 8426
E-mail: ouvidoria@charqueadas.rs.gov.br